Registrando uma Reclamação
Você pode registrar uma reclamação caso esteja insatisfeito(a) com um serviço público. Você pode fazer críticas ou mesmo relatar se você foi mal atendido(a) ou, ainda, se o seu atendimento está demorando além do necessário. Também se aplica nos casos de omissão na prestação de um serviço público.
Importante: Caso o fato se trate de uma irregularidade (como corrupção, por exemplo), deve ser selecionada a opção Denúncia. Se sua reclamação é sobre a burocracia exigida para acessar um serviço, selecione a opção Simplifique!.
Veja o passo a passo para registrar uma reclamação:
1º - Acesse o sistema Fala.BR, clicando em https://falabr.cgu.gov.br/web/MG/Caparaó;
2º - Clique no botão , que fica no canto superior do site. Você será redirecionado(a) a uma tela de login, na qual você precisará entrar em sua conta Gov.BR (caso não possua conta Gov.BR, é possível se cadastrar na tela seguinte).
3º - Uma vez dentro do sistema, você deve selecionar a opção “Nova Manifestação” ou clicar em “Ouvidoria” (a depender da tela que aparecer pra você) e, em seguida, selecionar a opção Reclamação.
4º - Agora, é hora de preencher atentamente os campos solicitados, da seguinte maneira: Esfera: Municipal > Estado: MG > Município: Caparaó > Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação: Prefeitura Municipal de Caparaó.
5º - Preenchidos esses campos básicos, é necessário selecionar o assunto de sua reclamação, dentre os muitos disponíveis. Depois, no campo “Fale Aqui”, você deverá relatar a manifestação com suas palavras.
6º - Se houver anexos, indicação de locais ou pessoas envolvidas, você poderá registrar nos respectivos campos. Se estiver tudo preenchido, é só clicar em “Avançar”.
7º - Pronto! Agora, é só revisar sua manifestação e clicar em “Concluir”. O sistema te dará um número de protocolo, o qual permitirá que você acompanhe os desdobramentos e respostas enviados pelos órgãos responsáveis por analisar sua manifestação.