Registrando uma Solicitação de Simplificação (Simplifique!)
Quando buscamos algum serviço público, podemos nos deparar com situações que complicam um atendimento que poderia ser simples e rápido, por exemplo:
- Exigência desnecessária ou repetida de documentos que a própria Prefeitura possui;
- Informações confusas ou insuficientes sobre horários, prazos e documentos necessários para o atendimento;
- Serviços que poderiam ser prestados de forma digital ou, até mesmo, agendados previamente para evitar filas e longa espera;
- Outras burocracias que impactam a vida do cidadão.
Com o Simplifique!, o cidadão que tiver uma ideia de melhoria ou enfrentar dificuldade para conseguir utilizar algum serviço da Prefeitura, pode enviar sua solicitação ou sugestão de simplificação.
Além disso, o servidor público também pode contribuir, a sua opinião para desburocratizar processos administrativos internos.
Veja o passo a passo para registrar uma solicitação de simplificação:
1º - Acesse o sistema Fala.BR, clicando em https://falabr.cgu.gov.br/web/MG/Caparao;
2º - Clique no botão , que fica no canto superior do site. Você será redirecionado(a) a uma tela de login, na qual você precisará entrar em sua conta Gov.BR (caso não possua conta Gov.BR, é possível se cadastrar na tela seguinte).
3º - Uma vez dentro do sistema, você deve selecionar a opção “Nova Manifestação” ou clicar em “Ouvidoria” (a depender da tela que aparecer pra você) e, em seguida, selecionar a opção Simplifique.
4º - Agora, é hora de preencher atentamente os campos solicitados, da seguinte maneira: Esfera: Municipal > Estado: MG > Município: Caparaó > Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação: Prefeitura Municipal de Caparaó.
5º - Preenchidos esses campos básicos, é necessário selecionar o assunto de sua sugestão ou solicitação, dentre os muitos disponíveis. Depois, no campo “Fale Aqui”, você deverá relatar a manifestação com suas palavras.
6º - Se houver anexos, indicação de locais ou pessoas envolvidas, você poderá registrar nos respectivos campos. Se estiver tudo preenchido, é só clicar em “Avançar”.
7º - Pronto! Agora, é só revisar sua manifestação e clicar em “Concluir”. O sistema te dará um número de protocolo, o qual permitirá que você acompanhe os desdobramentos e respostas enviados pelos órgãos responsáveis por analisar sua manifestação.