Denúncia

Image

Se você tem conhecimento ou presenciou alguma irregularidade ou ilícito praticado contra a Administração Pública, você pode registrar uma denúncia à Ouvidoria.

Importante: Caso o fato se trate de um crime ou contravenção penal, a denúncia deve ser registrada diretamente na polícia (civil ou militar) ou no Ministério Público. Caso você esteja insatisfeito com um atendimento ou serviço público, registre uma Reclamação.

Para o registro de uma denúncia, deve-se ter o máximo de informações possíveis que possibilitem a apuração dos fatos.

As informações prestadas na denúncia devem tentar responder às seguintes perguntas: “Quem?”, “Como?”, “Quando?”, “Onde?” e “Por quê?”.

Outras informações também podem contribuir para a apuração da denúncia, tais como:

nomes de pessoas e empresas envolvidas;

tempo em que se deu o fato e se ainda ocorre;

se a pessoa pode comprová-lo;

documentação que possa corroborar com a apuração;

se há mais alguém que possa ser procurado para falar sobre o assunto; e

se presenciou a situação que está denunciando ou apenas ouviu falar.

Veja o passo a passo para registrar uma denúncia:

 

1º - Acesse o sistema Fala.BR, clicando em https://falabr.cgu.gov.br/web/MG/Caparaoó;

 

2º - Clique no botão  Entrar , que fica no canto superior do site. Você será redirecionado(a) a uma tela de login, na qual você precisará entrar em sua conta Gov.BR (caso não possua conta Gov.BR, é possível se cadastrar na tela seguinte).

 

3º - Uma vez dentro do sistema, você deve selecionar a opção “Nova Manifestação” ou clicar em “Ouvidoria” (a depender da tela que aparecer pra você) e, em seguida, selecionar a opção Denúncia. 

 

4º - Agora, é hora de preencher atentamente os campos solicitados, da seguinte maneira: Esfera: Municipal > Estado: MG > Município: Caparaó > Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação: Prefeitura Municipal de Caparaó.

 

5º - Preenchidos esses campos básicos, é necessário selecionar o assunto de sua denúncia, dentre os muitos disponíveis. Depois, no campo “Fale Aqui”, você deverá relatar a manifestação com suas palavras. 

 

6º - Se houver anexos, indicação de locais ou pessoas envolvidas, você poderá registrar nos respectivos campos. Se estiver tudo preenchido, é só clicar em “Avançar”.


7º - Pronto! Agora, é só revisar sua manifestação e clicar em “Concluir”. O sistema te dará um número de protocolo, o qual permitirá que você acompanhe os desdobramentos e respostas enviados pelos órgãos responsáveis por analisar sua manifestação.

 

logo rodape

Endereço

Av. Américo Vespúcio de Carvalho, nº120
CEP: 36834-000 - Centro
Caparaó-MG

Atendimento

De segunda a sexta de 12h às 18h
Telefone: (32) 3747-1286
E-mail: gabinete@caparao.mg.gov.br
Protocolo