Registrando um Pedido de Acesso à Informação
Se você precisa de uma informação da Prefeitura ou está com dúvidas a respeito de algum serviço prestado pela Administração Pública, registre um pedido. O mesmo vale para solicitação de acesso a processos ou obtenção de cópias de documentos produzidos ou custodiados (de posse) da Prefeitura.
Importante: Caso você precise de um serviço ou atendimento, deve ser selecionada a opção Solicitação de Providências. Conheça, ainda, nossa página Acesso à Informação.
Não. De acordo com o art. 10, § 3° da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº. 12.527/2011), é proibido exigir que o solicitante informe os motivos de sua solicitação (trata-se da aplicação do princípio da desmotivação do pedido). Há apenas uma exceção ao princípio da desmotivação do pedido, e é uma exceção que visa abrir informações, e não restringi-las. Trata-se da exceção contida no art. 21 da Lei n. 12.527/2011, que afirma que “não poderá ser negado acesso à informação necessária à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais". Ou seja, se o requerente comprovar que utilizará a informação para fins de obter a tutela sobre outro direito fundamental, as possibilidades argumentativas de se restringir o direito de acesso se fecham ainda mais. Além disso, a Ouvidoria pode dialogar com o cidadão para entender melhor a demanda, de modo a fornecer a informação mais adequada a sua solicitação.
Veja o passo a passo para registrar um pedido de acesso à informação:
1º - Acesse o sistema Fala.BR, clicando em https://falabr.cgu.gov.br/web/MG/Caparao;
2º - Clique no botão Entrar , que fica no canto superior do site. Você será redirecionado(a) a uma tela de login, na qual você precisará entrar em sua conta Gov.BR (caso não possua conta Gov.BR, é possível se cadastrar na tela seguinte).
3º - Uma vez dentro do sistema, você deve selecionar a opção “Novo Pedido de Acesso à Informação” ou clicar em “Acesso à Informação – LAI” (a depender da tela que aparecer pra você).
4º - Agora, é hora de preencher atentamente os campos solicitados, da seguinte maneira: Esfera: Municipal > Estado: MG > Município: Caparaó > Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação: Prefeitura Municipal de Caparaó.
5º - Preenchidos esses campos básicos, é necessário selecionar o assunto de seu pedido de acesso à informação, dentre os muitos disponíveis. Depois, nos campos “Resumo” e “Fale Aqui”, você deverá relatar o seu pedido de forma objetiva e direta, com suas próprias palavras.
6º - Se houver anexos, indicação de locais ou pessoas envolvidas, você poderá registrar nos respectivos campos. Se estiver tudo preenchido, é só clicar em “Avançar”.
7º - Pronto! Agora, é só revisar sua manifestação e clicar em “Concluir”. O sistema te dará um número de protocolo, o qual permitirá que você acompanhe os desdobramentos e respostas enviados pelos órgãos responsáveis por analisar sua manifestação.