Segunda, 25 Setembro 2017 09:24

PROJETO “PRA CEGO VER” É IMPLANTADO NA PREFEITURA DE CAPARAÓ

Estima-se que no Brasil existem cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 585 mil totalmente cegas. Essas pessoas, além de ter uma vida normal, também utilizam as redes sociais, como o Facebook, graças a aplicativos de audiodescrição, capazes de converter os caracteres inseridos nas postagens de usuários em áudio. Contudo, tal ferramenta não consegue “ler” as imagens e fotos ali inseridas, o que impossibilita às pessoas com deficiência visual saber exatamente do que se trata a imagem ou foto postada.

Portanto, “Pra Cego Ver” é um projeto de disseminação da cultura da acessibilidade nas redes sociais e tem por princípio a Audiodescrição de imagens para apreciação das pessoas com deficiência visual. Foi idealizado pela professora baiana Patrícia Braille, e já conta com a adesão de diversas entidades públicas e privadas, além de usuários preocupados com a inclusão dos cegos nas redes sociais.

A Prefeitura de Caparaó optou por aderir ao Projeto, por entender que as pessoas com deficiência devem ser incluídas no contexto social, e tratadas com a devida dignidade. Afinal, o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Federal nº. 13.146/2015) prevê que caberá ao poder público, diretamente ou em parceria com organizações da sociedade civil, promover a capacitação de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais habilitados em Braille, audiodescrição, estenotipia e legendagem” (art. 73).

Dessa forma, todas as postagens e notícias inseridas no Site e na FanPage Oficial da Prefeitura seguirão a ideia do Projeto “Pra Cego Ver”, com descrição das imagens anexadas. Além disso, o novo Sistema de Transparência do Município (www.caparao-mg.portaltp.com.br) inclui no Site Oficial o aplicativo VLIBRAS, que consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

As medidas de diminuição de barreiras às pessoas com deficiência, adotadas de modo informal no Município, serão objeto de futuro Decreto editado pelo Prefeito.

Conheça mais do Projeto: https://www.facebook.com/PraCegoVer/posts/1282608151769692:0.

Fotos: Pinterest.com e livrosepessoas.com

#PraCegoVer: Descrição da imagem: Há uma foto de mãos de criança lendo um livro em Braile. À frente, há um emoticon (desenho de rosto amarelo, com um sorriso), conhecido por “smile”. Ele está usando óculos escuros. Abaixo, num quadro, observa-se a hashtag “Pra Cego Ver”, que indica o projeto de inclusão.